A segurança nas rodovias tem sido umas das pautas principais no mundo da Engenharia Civil. Só em 2020 o DPVAT pagou 33.530 indenizações por morte no trânsito e a projeção, segundo pesquisas, é de que 30% desse número de vítimas poderia ser evitado se fossem tomadas medidas de prevenção nas vias como o caso das Barreiras fabricadas aqui na Engebloc.
É por esse motivo que trazemos informações da importância da implementação das Barreiras Móveis pré-moldadas e as suas principais vantagens com este artigo.
O Irap, International Road Assessment Programme é uma instituição de caridade registrada atuante na área de saúde pública dedicada a salvar vidas com a eliminação das estradas de alto risco em todo o mundo, onde utilizam uma abordagem robusta e baseada em evidências para evitar mortes e sofrimento desnecessários.
O seu plano para a segunda década é salvar 2.000.000 de pessoas da morte ou ferimentos, tornar mais de 200.000 km de estradas mais seguras e influenciar os USD$200 bilhões de investimentos em infraestrutura rodoviária.
O objetivo da Engebloc, enquanto fabricantes de barreiras, é fazer jus às instituições e prezar pela segurança dos cidadãos, dessa forma, traremos neste artigo as principais diferenças entre as barreiras fixas, móveis e em seguida as vantagens da implementação das nossas barreiras móveis em suas obras viárias.
DIFERENÇA ENTRE AS BARREIRAS MOLDADAS “IN LOCO” E AS BARREIRAS PRÉ-MOLDADAS ENGEBLOC
As barreiras In loco, moldadas no local e com fundação, após um impacto, toda a energia é absorvida pelo veículo e seus ocupantes, resultando em uma maior severidade na colisão do motorista e os passageiros.
Já as barreiras Pré-moldadas Engebloc, trata-se de um dispositivo de proteção, rígido e contínuo implantado ao longo das rodovias com forma, resistência e dimensões capazes de fazer com que veículos desgovernados sejam reconduzidos à pista, sem brusca redução de velocidade e nem perda de direção causando o mínimo de danos ao veículo, aos seus ocupantes e ao próprio dispositivo. Desse modo os acidentes não são agravados por fatores como, por exemplo, saídas de pista, colisão com objetos fixos (árvores, postes, pilares etc.) e colisão frontal com veículos trafegando na pista de fluxo oposto. Essas barreiras podem ser imóveis (sem remoção do lugar) ou móveis (podendo ser alteradas do lugar).
Além das inúmeras diferenças citadas, nós qualificamos uma como a mais importante: a Segurança.
Se formos usar um comparativo das barreiras pré-moldadas Engebloc com defensas metálicas ou as barreiras fabricadas In loco (no lugar), que predominam em algumas estradas do país, encontramos as seguintes informações:

- Pré moldadas Engebloc:
1.1 Atende todos os níveis de contenção da norma brasileira ABNT NBR-15486;
1.2 Possui um portfólio com mais de 800 produtos;
1.3 São classificadas com índice de severidade A-B (o mais alto nível de segurança aos usuários das rodovias);
1.4 São práticas e fáceis de serem instaladas e removidas, com somente um encaixe podem ser usadas para proteção das obras, fazerem desvios rápidos em caso de acidentes ou necessidade de fechamento de faixas;
1.5 Em situações de recapeamento da rodovia, as barreiras Engebloc permitem que o perfil New Jersey seja mantido até mesmo após esses procedimentos, sendo apenas necessário deslocar as barreiras para recapá-la.
1.6 São de fácil manutenção tanto para a limpeza ou colisão, bastando trocar uma ou em muitos casos nenhuma e realocar dependendo do impacto.

- Defensas Metálicas:
2.1 Atende todos os níveis de contenção da norma brasileira ABNT NBR-15486;
2.2 Possui um portfólio amplo, porém muito restrito não podendo ser usado em pontes ou rodovias que possuem perfis muito desnivelados entre as pistas;
2.3 São classificadas com índice de severidade máximo B;
2.4 Não são tão práticas na montagem, requerem mão de obra especializada e demorada para instalação;
2.5 Em situações de recapeamento precisam ser arrancadas o perfil correto com as normas, e uma vez retiradas dificilmente se aproveitam por completo;
2.6 Não são de fácil manutenção pois dependem de parafusos e chumbadores para fixá-las, em casos de colisão se tornam obrigatória a troca das partes atingidas pelo veículo e até mesmo em partes que se deformaram com o impacto.

- Moldadas in loco:
3.1 Atende somente a norma ABNT NBR-14885;
3.2 Possui muitas variações e aplicações, mas que nunca foram testadas ou certificadas;
3.3 São classificadas com índice de severidade C;
3.4 Não são de fácil construção pois requerem fôrmas, ferragens, concreto e muita mão de obra na pista para executá-las;
3.5 Em situações de recapeamento as mesmas perdem o perfil, pois, à medida que acontecem os recapeamentos de pistas elas perdem o perfil comprometendo a sua funcionalidade;
3.6 Não são de fácil manutenção pois não possuem padrão de concreto o que dificulta até mesmo a limpeza, e uma vez que sofrem colisões precisam ser recuperadas ou até mesmo refeitas.
Depois de todas estas informações, citaremos abaixo outras vantagens das barreiras Engebloc.
CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS VANTAGENS DAS BARREIRAS PRÉ-MOLDADAS ENGEBLOC
Rápida instalação e maior desempenho, podendo ser instaladas muitos metros por dia, em condições normais;
Preservação do Meio ambiente: como a confecção das barreiras ocorre dentro da fábrica, em ambiente controlado, os produtos nocivos ao meio ambiente são devidamente descartados;
Rapidez na manutenção: em caso de acidentes leves, as barreiras que se movem pelo impacto e não sofrem nenhum dano estrutural, poderão ser reposicionadas à posição original. Caso a colisão for brusca a certo ponto, se faz necessária a troca, porém ela será realizada rapidamente, apenas com a substituição dos elementos específicos danificados;
Proteção de obra: a barreira pode ser instalada para proteger a obra e depois remanejada para o seu destino final. Economizando em sinalização de obra e protegendo os colaboradores;
Limpeza no local da obra, como as peças entregues na obra já estão curadas, não há processo de execução de fundações, montagem das fôrmas, concretagem e desforma;
Versatilidade: podem ser usadas de modo temporário ou permanente, de acordo com a principal necessidade da empresa;
Ocupação de um espaço reduzido e elevada consistência ao choque;
ENGEBLOC
É por ter um vasto conhecimento sobre a segurança e a versatilidade da barreira New Jersey, que nós da Engebloc nos tornamos referência na produção. .
A Engebloc é a nova unidade de negócios da Engetubo, empresa fundada no ano 2000, instalada na cidade de Araras, SP, em sede própria de mais 50.000m².
A Engetubo tem o objetivo de fabricar produtos pré-moldados em concreto destinados ao segmento de infraestrutura e utilizados para a retenção, passagem, drenagem e escoamento de água e esgoto, marcando presença em grandes obras nacionais.
A empresa possui grandes diferenciais, tais como pedreira e frota próprias, laboratório certificado pelo INMETRO, serviços de logística, produtos em estoque para pronta entrega, além de elevado nível de automação na sua linha de produção e equipe especializada no desenvolvimento de projetos.
Em razão desses atributos, nossa empresa foi escolhida e homologada para produzir no Brasil os sistemas de contenção pré-moldados em concreto da Deltabloc International, empresa europeia presente em mais de 45 localidades do mundo.
Já que começamos a falar sobre a DeltaBloc, líder mundial no desenvolvimento de sistemas de contenção de concreto para veículos, vamos te mostrar a importância dessa empresa para nós.
ENGEBLOC E DELTABLOC – BARREIRAS MÓVEIS TEMPORÁRIAS OU PERMANENTES:
Com sucesso em mais de 45 países em todo o mundo, essa empresa austríaca, sob constante desenvolvimento, promove testes e melhorias por quase 3 décadas, garantindo a redefinição contínua dos mais altos padrões para segurança rodoviária passiva.
A DeltaBloc realiza soluções de última geração para qualquer projeto, independente do tamanho ou de qualquer lugar que você esteja no mundo. Contam com um histórico comprovado no fornecimento de ideias inovadoras e o mais alto desempenho dos produtos para rodovias.
Junto com a Deltabloc, oferecemos tecnologia da próxima geração. Desenvolvemos o inovador, Concreto sem detritos, garantindo que as barreiras sejam resilientes e dúcteis até às classes de contenção mais altas, evitando a ruptura e a quebra de peças perigosas sob impactos pesados.
Não poderíamos deixar de relatar que as barreiras são testadas conforme a norma europeia EN 1317 e a normativa brasileira NBR 15486, mais de 300 testes de impacto em todo o portfólio de barreiras de concreto pré-moldados e in situ, assim como transações de sistema para proteção de aço, fazem da linha de produtos exclusiva do sistema de barreira de segurança mais completo e testado do mundo.
Agora fica fácil decidir entre as barreiras moldadas “in loco” e as barreiras Engebloc e o porquê somos referência no mercado.
Obrigada pela leitura e até mais.